A principal função dos feixes de molas é atuar como elemento elástico e estrutural nas suspensões de eixo rígido dos veículos de carga pesada, absorvendo os movimentos de baixa frequência e grande amplitude proporcionando conforto e estabilidade.
Eles são constituídos de barras chamadas lâminas ou folhas, unidas por um parafuso (espigão).
Também é importante ressaltar que seu principal trabalho é manter o eixo posicionado corretamente em relação às longarinas do chassi e apesar de ser feito em aço e ter aparência rude, trata-se de um equipamento que requer certos cuidados de manutenção preventiva como: Desmontagem para verificar desgastes e retirar para averiguar o espigão (parafuso central). Além disso, os fabricantes de molas recomendam verificar trincas ou pontos de ferrugem nas lâminas. Antes de montar novamente o feixe, o ideal é passar graxa-grafite em todas as lâminas.
Um dos principais causadores de danos nas molas é o grampo estar sem o aperto adequado, que resulta no rompimento da lâmina em um ponto próximo ao pino de centro. Outro motivo é a utilização de grampo de baixa qualidade, que laceia com o tempo e não permite mais o aperto para juntar o feixe.
No caso de haver quebra de uma lâmina do feixe, o ideal é trocar o feixe inteiro, observando que as peças novas devem ser de boa procedência.
Os buracos na rodovia e o excesso de peso também têm responsabilidade na avaria das molas. Além disso, se o motorista não tiver cuidado ao dirigir, os choques contra valetas, arrancadas e frenagens violentas também podem causar quebras. Bem cuidado, o feixe pode resistir até 250 mil quilômetros. Depois desta quilometragem começam a ocorrer quebras e arriamentos, bastando para isso que haja abuso constante de excesso de peso.
Dicas Úteis:
- Retirar, desmontar, limpar e lubrificar o feixe a cada 70 mil quilômetros.
- Lâminas trincadas ou quebradas devem ser substituídas por originais.
- Cuidado para não comprar lâminas pintadas ou recondicionadas como nova.
- Nunca bater sobre a superfície da mola com marreta ou martelo.
- Nunca testar eletrodos nas molas. Aos soldar em área próxima do feixe protegê-lo com um pano molhado ou lona.
- O feixe nunca deve ser montado sem uma camada de graxa-gra01. Retirar, desmontar, limpar e lubrificar o feixe a cada 70 mil quilômetros.
- Lâminas trincadas ou quebradas devem ser substituídas por originais.
- Cuidado para não comprar lâminas pintadas ou recondicionadas como nova.
- Nunca bater sobre a superfície da mola com marreta ou martelo.
- Nunca testar eletrodos nas molas. Aos soldar em área próxima do feixe protegê-o com um pano molhado ou lona.
- O feixe nunca deve ser montado sem uma camada de graxa grafitada.
- Passe no Mecatran com frequência e evite perigos na estrada.